22/02/2017

Destralhar de vez em quando é preciso!

Uma das regras essenciais do minimalismo é estabelecer limites. Mostrei alguns dos meus limites em termos de espaço neste post - mas mesmo assim, a tralha consegue infiltrar-se e acumular-se cá em casa...

De facto, destralhar é um processo contínuo. De vez em quando tenho que dar uma volta aos armários e às gavetas e ver se o que lá está guardado são coisas que precisamos e/ou nos fazem felizes (à la Marie Kondo) ou se são coisas que já não fazem falta - tralha, portanto.

Tenho aproveitado estes fins de semana mais calmos de inverno para fazer uns destralhamentos. É incrível como algumas coisas que no passado usámos imenso, deixam de fazer sentido a partir de certa altura - ou porque ficam velhas e estragadas, ou porque deixam de ser úteis, ou simplesmente porque deixamos de gostar delas...


Estas almofadas cinzentas, por exemplo, eram usadas quando tinhamos a mesa baixinha de jantar (essa da foto). Como não arranjei outro uso para elas, foram fora.



Tinha também duas colchas brancas, as duas velhas e um pouco rasgadas, que já não serviam nem para pôr na cama nem no sofá. Já tenho uma colcha ainda em bom estado para pôr na cama durante o verão (agora tem o edredão) e duas colchas fininhas para o sofá. Não preciso de mais. Quando estão sujas, lavam-se de manhã e à tarde estão secas. Para quê ter colchas a mais só a ocupar espaço? 


Depois ataquei a despensa. Coisas de criança que já não são usadas, espremedores de baldes, até filtros de café! Tudo fora.


Ainda deitei fora o balde que tinha na minha casa de banho, com o qual recolhia a água do chuveiro. Deixei de fazer isso porque o balde estava sempre cheio de bolor... Portanto, foi fora.


Por fim, a roupa. Quando faço estes destralhamentos, tenho que ser muito fria, porque ver-me livre da roupa é o mais difícil. Roupa já muito usada, roupa que não uso há anos, roupa que não me assenta bem - aos poucos, tem ido tudo fora... Desta vez também juntei umas toalhas que não era usadas há muito... Para quê ter tralha a ocupar espaço? Ter espaço livre é tão bom!


Queres destralhar e não sabes por onde começar? Vê a minha série de posts Destralhar a casa em 7 dias para teres algumas indicações de como destralhar cada divisão da casa!

8 comentários:

  1. Olá Rita,
    É incrível como juntamos tanta tralha. Mas precisamos sempre reconhecer o que está demais e dar fim, senão viveremos sempre numa casa cheia de tralhas.
    Você acaba de me inspirar a fazer um destralhei de roupas de cama e banho, que estão guardadas em sem uso desde a outra casa. Obrigada.
    Grande beijo

    ResponderEliminar
  2. Tenho andado a pouco e pouco a livrar-me de algumas coisas... com 3 crianças em casa, sinto que perco o controlo facilmente dos objectos (eles têm tantos brinquedos, e vão continuar a ter, já que o mais novo tem 2 anos e a mais velha 9). No Natal aproveitei a entrada de brinquedos para fazer a saída de outros. Mas sinto que preciso de um dia sozinha em casa para "atacar" a tarefa.
    Depois, tenho tendência a guardar algumas coisas para não as deitar fora (fazer muito lixo angustia-me). Só um exemplo: tenho umas quantas calças interiores (de bebé) em cima de uma cómoda a aguardar um tempinho para as cortar e fazer panos! (já que não estão em bom estado para doar, pois já lhes tinha cortado anteriormente os pés para continuarem a servir).
    Ando a ler o livro da Marie Kondo, inspirador

    ResponderEliminar
  3. Espero que não tenhas destralhado o gato ;)

    Gosto sempre destes posts, para me ir relembrando da importância disto. O que eu destralho com mais frequência é a roupa, na verdade. Mas mudei-me para a casa actual há um ano e pouco e acho que está na altura de dar uma volta grande a tudo! É mesmo incrível a quantidade de coisas que acumulamos!

    ResponderEliminar
  4. Nada como fazer uma mudança de casa para sermos obrigados a destravar. Já vou na 6ª mudança de casa desde que me casei e saí da casa da minha mãe para a do meu marido, de Lisboa para a Zambujeira do Mar, daqui para Faro e aqui já mudei 2 vezes; vou para a 3ª daqui a uma semana. E sabes? Quando não consigo destralhar, porque acho que nos pode dar jeito essa(s) coisa(s), penso sempre que 'se fosse mudar de casa levava isto tudo e enchia a casa nova'? Por vezes nem há espaço, como nesta casa vamos ter menos espaço de arrumação, mas duas grandes vistas, estamos a reduzir nos CDs, livros, dossiers, roupa de casa, roupa nossa, brinquedos, bugigangas e trapos herdados, até móveis. E sabe bem. É um alívio. Continua a inspirar-nos, Rita!

    ResponderEliminar
  5. Também preciso de destralhar cá em casa...mas felizmente não muito, a vantagem de ser uma imigrante em movimento constante é que não se acumula muito xD

    ResponderEliminar
  6. Adorei, Rita! Não me lembro desse post seu destralhar em 7 dias e olha que já te sigo a anos.... Vou fazer. Esse processo de detralhamento é contínuo, jogamos e jogamos coisas fora, mas o problema é que trazemos mais, rsssss. Beijos.

    ResponderEliminar
  7. Adoro destralhar, mas ultimamente tive de me obrigar a parar. Estava constantemente a livrar-me de tudo e mais alguma coisa e já me irritava qualquer coisa que estava a mais. O senhor cá de casa chamou-me a atenção para o meu feitio, que andava a tornar-se impossível e agora a palavra chave é equilíbrio. :p

    ResponderEliminar
  8. Hey, Rita! Saudades de seus posts :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...