11/10/2017

Roupa de cama minimalista

Lençóis e toalhas que não estão a ser usados cabem nesta gaveta.
Só uso um conjunto de cada vez, por isso para quê ter dúzias de coisas?

No outro dia, em conversa com uma amiga, ela contava-me que tinha sacos e sacos cheios de roupa suja para lavar, incluindo sacos com lençóis da cama dela e da cama do filho; às vezes, dizia ela, nem tem lençóis lavados para mudar as camas, apesar de ter imensos conjuntos de roupa de cama, porque está tudo em sacos para lavar (sacos esses que, juntamente com mais tralha, ocupam uma das casas de banho da casa, de tal forma que essa casa de banho funciona como despensa, e não como casa de banho!). Eu respondi-lhe que se eu fosse assim, estava lixada, porque só tenho 2 conjuntos de lençóis para cada cama... E nisto, fez-se luz na cabeça da minha amiga.

Só dois conjuntos? Mas assim é muito mais fácil! É só mudar os lençóis e pôr os sujos logo na máquina a lavar! Claro, disse eu! A ideia é essa! Assim, só tenho o necessário e o que tenho, ocupa pouco espaço!

De facto, continuo a ter apenas 2 conjuntos de lençóis por cama. Os lençóis da minha cama são em branco e cinzento, o que permite comprar as peças em separado, à medida que preciso. O Ikea é o meu lugar de eleição para essas compras. Ao contrário de há uns anos atrás, já nem uso lençóis de cima. É só a capa de edredão (que serve de lençol de cima no verão), o lençol-capa para baixo e as fronhas das almofadas. Nas camas dos miúdos é a mesma coisa. Quando uma das peças já não está em condições, é substituída (e a velha vai fora ou guardo para fazer de resguardo nas pinturas).

Em relação às toalhas de casa de banho, é a mesma coisa. Cada um de nós tem 2 toalhas de banho e eu tenho mais 2 pequenas para o cabelo; para cada casa de banho temos 2 toalhas para as mãos, 2 toalhinhas para a banheira (para pôr os pés), e nenhuma toalha de bidé (temos bidés, mas não vejo necessidade em ter aquelas toalhas tão pequeninas). Eu tenho ainda uma toalha de banho e uma de cabelo para levar para a piscina. Toalhas de praia, uma por cada pessoa, e o J. não tem nenhuma.

Dito isto, a minha roupa de cama está a precisar de ser substituída... Em agosto substituí um dos conjuntos por uma capa de edredão e fronhas cinzentas (penso que foi este) e agora preciso substituir o outro, que está mesmo encardido... Depois, seguem-se as tolhas de casa de banho. Se for fazendo aos poucos, custa menos...


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral. Obrigada!!

11 comentários:

  1. Adoro a ideia - também funciono mais ou menos assim (mas com 3 conjuntos) - e realmente ocupa pouco espaço e as coisas não ficam em pilhas à espera porque naquele dia não houve tempo ou mesmo vontade. O "muito" é opressivo, na minha opinião.

    ResponderEliminar
  2. E como faz com convidados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faço, não tenho convidados que venham dormir cá a casa... Mas se tivesse, tenho sempre o outro conjunto de lençóis lavado...

      Eliminar
  3. Ola Rita, desde que vim para a Holanda, a minha casa e muito mais pequena que a que tenho em Lisboa, e estou a tentar ser mais minimalista. Uma das coisas que quis logo cortar foi na roupa de cama e de banho. Assim, tambem temos duas toalhas de banho por pessoa por pessoa, e uma de rosto. Comprei duas de bide, para a filhota. A cama e que e mais complicado, mas no geral tenho 4 conjuntos de cama de casal, 3 de solteiro e pronto. Sim, quando ha convidados (que no nosso caso os amigos aproveitam para nao pagar hotel quando visitam Amsterdao) temos suficientes :)

    ResponderEliminar
  4. Que espectacular.
    Também eu, nesta casa nova, tento cada vez ter apenas o indispensável. Não tenho só dois ate porque as vezes tenho convidados, mas também não tenho dez a ocupar um espaço terrível.
    Até porque nestas ultimas semanas com este tempo maravilhoso, tiro os lençóis demanha, lavo (1x por semana), estendo e ao final do dia estão secos e prontos a usar. Já nem os arrumo, vao directamente para a caminha já lavados. Portanto, sim, não vejo a necessidade de ter uma data de conjuntos de lençóis e toalhas como muita gente tem moveis e moveis e moveis cheios. Acho que me sentia cansada só de ver.

    Blog - Desabafos e Coisas

    ResponderEliminar
  5. Adoro esses posts de vida real. <3

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha, parabéns. Tenho muito pouca roupa de casa em comparação com toda a gente que conheço, mas ao ler este post até fico envergonhada, ainda mais que acabei de ler o livro da Marie Kondo, sim, ainda vou reduzir com toda a certeza. Grata pelo incentivo.

    ResponderEliminar
  7. Olá Rita, obrigada por estas partilhas, são tão úteis!!

    Posso pedir uma sugestão de edredão do IKEA...?

    E as capas, nao são difíceis de colocar...?

    Nunca tive este sistema, mas agora que comprei um sommier acho que o edredão compõe bem mais a cama do que a colcha que lá tenho...

    Obrigada e um beijinho!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dão algum trabalho, mas não é muito difícil... Mas vale a pena!!

      Eliminar
  8. Também tenho 2 toalhas de banho e 2 de rosto para cada um dos moradores da casa (eu e marido). Além dessas, tenho mais 3 ou 4 conjuntos sobressalentes, porque recebemos visita das filhas dele, que vivem com a mae delas, dos meus pais, e de alguns amigos de vez em quando.
    Para cama, temos 2 conjuntos pra nossa cama, e 2 conjuntos para cada cama do quarto de hóspedes.
    Sobre toalha para praia, tenho uma sugestao que talvez você goste: Já testou aquelas toalhas esportivas (fastdry towel)? Sao bem pequenas, e devem ser guardadas em sua embalagem plástica, sempre úmidas. O tamanho da embalagem não é muito maior do que uma garrafa de água de 500ml. E o melhor é que você se seca com ela, torce, e ela já está prontinha para secar outra pessoa. Assim, em vez de ter uma toalha de praia para cada um, somente uma toalha esportiva já poderia ser usada por toda a família, quando forem a praia, piscina, etc...
    Eu tenho uma, e sempre que viajo com meu marido (para cachoeira, praia, rio), levamos e usamos a mesma. É muito prática, leve e compacta pra carregar na mala, bolsa, mochila, etc...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...